A formaçao do homem

"O que um homem pode ser, ele tem de ser" A. MASLOW



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VII Jornadas Jornadas de Ética 2011

SINOPSE
APRESENTAÇÃO
Bienalmente o ISMMA tem promovido Jornadas de Ética e visando reflectir acerca de problemas sociais que afectam a sociedade em geral, cujo tema é levado a discussão ou apresentado por individualidades da instituição ou convidadas, no sentido de aprofundar ou levar a reflexão de todos.
As “SEMANAS DE ÉTICA” do ISMMA tem sido momentos ricos de debates e aprendizagem e suas metas vão além da pura exposição dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes e docentes do Instituto. Estas jornadas, nos últimos anos, tem sido de grande valia para aprofundar e fazer conhecer temas da actualidade ética e estimular uma solução frente aos desafios específicos em que vivemos, contribuindo assim para uma difusão do conhecimento científico não apenas no Instituto mas também na sociedade que apela para uma formação ética e uma mudança de atitude.
Para este ano (2011), já vamos nas VII Jornadas de Ética, cujo lema versa sobre: A Hospitalidade Como Estilo De Vida Num Mundo Multicultural.
Escolhemos o tema do género porque pensamos que a sociedade contemporânea vem se caracterizando por uma crescente presença de exigência éticas. Neste vasto campo de exigência éticas hoje urge reflectir sobre assuntos como: estrangeiro, estrangereidade, hóspede e hospitalidade-hostipitalidade, cultura e multicultura, emigrantes e estrangeiro etc. problemas e soluções.  É nesse espírito que propomos a Hospitalidade que definimos como o estilo de vida num multicultural.
As novas demandas da sociedade exigem uma formação do estudante com competência científica para enfrentar desafios desse género no seu processo formativo. Por isso, nossa missão como educador será educar para hospitalidade e não para a hostipitalidade. E que esta seja o estilo de vida, para enfrentar e resolver qualquer situação conflitual e promover uma ética da paz.



OBJECTIVO S
·         A SEMANA DE ÉTICA DO ISMMA VISA
·         promover, estimular, aprimorar e divulgar estudos científicos dos estudantes e pesquisadores do ISMMA e de outras Instituições de Ensino do  Pais, promovendo o intercâmbio e o debate entre os participantes na busca de soluções para os problemas e desafios existentes no tema indicado pela semana.
·         Desenvolver um clima que modele o comportamento pacífico e respeitoso entre todos os membros da comunidade de aprendizagem;
·         Fomentar uma educação para a Hospitalidade para a transformação do futuro do nosso pais;

PAINÉIS DE TRABALHOS
 1º DIA: TERÇA-FEIRA

Primeira palestra: Ética da Hospitalidade (enfoque em DERRIDA)
Um enfoque histórico filosófico do assunto e uma abordagem do autor sobre a matéria.
Segunda palestra: “Lembra-te que foste estrangeiro no Egipto” Dt 24,22 (um enfoque bíblico teológico da estrangeireidade )

Segunda palestra: “Lembra-te que foste estrangeiro no Egipto” Dt 24,22 (um enfoque bíblico teológico da estrangeireidade)  Palestrante: Pe. K. Klich

2º DIA: QUARTA- FEIRA

a)      Para o curso de LCE e TMEI (Manhã)
Primeira Palestra: A perspectiva legal da hospitalidade/estrangeireidade
 Segunda palestra: Segundo Momento Palestra: A presença dos estrangeiros no Pais. Oportunidades ou Ameaças? (Ministério dos Negócios estrangeiros)
-  A dificuldades na aceitação do estrangeiro no nosso contexto.
- O estrangeiro um problema de ordem pública?
- O estrangeiro considerado como obstáculo e não portador de valores: porque? (multicultura ou intercultura)
- O estrangeiro é só problema de legalidade?

b)     Para o curso de LAS e TMAS
Palestra: Dirigida pelo Ministério do Interior e ou da Migração
3º DIA:  QUINTA-FEIRA

PAINÉIS
1.      Painéis de ética
1.1    A hospitalidade e identidade Multicultural.                     Dr. Pe. Giuseppe Meloni
1.2    Xenofobia e ou Hostipitalidade                                         Prof.  Altamiro da Paz
1.3    A situação social do estrangeiro em Moçambique.         Prof. Quizito Manuel Jo
1.4    Ética e Hospitalidade                                                        Dr. Marcos Macamo

N.B: Por cada painel já existe um grupo de estudantes organizado a trabalhar nos temas, estes serão os relatores no momento de plenário.
4º DIA: SEXTA-FEIRA
Leitura do manifesto das actividades semanais:                   (grupo do secretariado)
Mensagens: conclusões que o Instituto quer deixar em relação ao tema reflectido (Directora do Instituto)
Actividades Culturais: Teatro, Música, Poesia, Gastronomia e Moda.



O Departamento de Filosofia
27 de Julho de 2011



Sem comentários: