A formaçao do homem

"O que um homem pode ser, ele tem de ser" A. MASLOW



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

GRÉCIA ANTIGA E SUA MITOLOGIA:

Para: Estudantes do 1º ano LCE/2011

Mitologia Grega, conjunto de crenças e práticas ritualísticas dos antigos gregos, cuja civilização formou-se por volta do ano 2000 a.C. É composta basicamente de um conjunto de histórias e lendas sobre uma grande variedade de deuses. A mitologia grega desenvolveu-se plenamente por volta do ano 700 a.C. Nessa data já existiam três colecções clássicas de mitos: a Teogonia, do poeta Hesíodo, e a Ilíada e a Odisséia, do poeta Homero.
A mitologia grega possui várias características específicas. Os deuses gregos assemelham-se exteriormente aos seres humanos e apresentam, ainda, sentimentos humanos. A diferença em relação a outras religiões antigas, como o hinduísmo ou o judaísmo, consiste em não incluir revelações ou ensinamentos espirituais. Práticas e crenças também variam amplamente, sem uma estrutura formal, como uma instituição religiosa de governo, nem um código escrito, como um livro sagrado.
Os gregos acreditavam que os deuses tinham escolhido o monte Olimpo, em uma região da Grécia chamada Tessália, como sua residência. No Olimpo, os deuses formavam uma sociedade organizada no que diz respeito a autoridade e poder, movimentavam-se com total liberdade e formavam três grupos que controlavam o universo conhecido: o céu ou firmamento, o mar e a terra. Os doze deuses principais, conhecidos como Olímpicos, eram Zeus, Hera, Hefesto, Atena, Apolo, Ártemis, Ares, Afrodite, Héstia, Hermes, Deméter e Posêidon.
A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza. O povo grego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relações entre os humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.

1.       Titã, na mitologia grega, nome dado aos 12 filhos de Urano e Géia e alguns de seus próprios filhos. Às vezes chamados de "deuses maiores", foram durante muito tempo os supremos governadores do Universo. Possuíam uma estatura descomunal e uma grande força.
2.       Ninfas, na mitologia grega e romana, divindades menores ou espíritos da natureza, que vivem em arvoredos, fontes, bosques, pradarias, rios e águas do mar, e são representadas por jovens e belas donzelas que gostam da música e da dança.
3.       Ciclope, na mitologia grega, cada um dos gigantes com um enorme olho no meio da testa.
4.       Prometeu, na mitologia grega, um dos titãs, conhecido como amigo e benfeitor da humanidade, filho do titã Jápeto e da ninfa do mar Climene ou de Têmis. Prometeu e seu irmão Epimeteu receberam a incumbência de criar a humanidade e de prover aos seres humanos e a todos os animais da terra os recursos necessários para sobreviverem.
5.       Urano, na mitologia grega, deus dos céus, casado com Géia. Era o pai dos titãs, dos ciclopes e dos hecatonquiros, gigantes de cem mãos e 50 cabeças. Os titãs, guiados pelo seu soberano, Cronos, destronaram e mutilaram Urano e do seu sangue que caiu sobre a terra surgiram as três Erínias ou Fúrias que vingaram os crimes de parricídio e perjúrio.
6.       Eros, na mitologia grega, deus do amor equivalente ao romano Cupido. Na mitologia mais antiga era representado como uma das forças primitivas da natureza, o filho de Caos, e a encarnação da harmonia e do poder criativo no universo. Posteriormente, foi considerado um belo e apaixonado jovem, acompanhado por Poto, o Hímero (Desejo). A mitologia posterior fez dele o companheiro permanente de sua mãe, Afrodite, deusa do amor.
7.       Afrodite, na mitologia grega, deusa do amor e da beleza, equivalente a Vênus romana. Na Ilíada de Homero aparece como filha de Zeus e Dione, uma de suas companheiras, mas em lendas posteriores é descrita brotando da espuma do mar e seu nome pode ser traduzido como "nascida da espuma".
8.       Cupido (em latim cupido, “desejo”), na mitologia romana, filho de Vênus. Seu equivalente na mitologia grega é Eros.
9.       Zeus, na mitologia grega, deus do céu e soberano dos deuses olímpicos. Corresponde ao deus romano Júpiter.
Segundo Homero, Zeus era considerado pai dos deuses e dos mortais. Não foi seu criador; era seu pai no sentido de proteger e ser o soberano tanto da família olímpica, como da raça humana. Zeus presidia os deuses no monte Olimpo, na Tesália.
10.   Zeus era o filho menor do titã Cronos e da titã Réia e irmão das divindades Posêidon, Hades, Héstia, Deméter e Hera.
11.   Hefesto, na mitologia grega, deus do fogo e da metalurgia, filho do deus Zeus e de sua esposa Hera ou, em algumas versões, apenas filho de Hera. Diferente dos outros deuses, Hefesto era manco e desajeitado. Pouco depois de nascer foi expulso do Olimpo. Era o artesão dos deuses, para os quais fabricava armaduras, armas e jóias. Frequentemente, Hefesto é identificado com o deus romano do fogo, Vulcão.
12.   Pandora, na mitologia grega, primeira mulher sobre a terra, criada pelo deus Hefesto por ordem do deus Zeus.
13.   Sísifo, na mitologia grega, rei de Corinto, filho de Éolo, rei de Tessália. Sísifo observou como o deus Zeus se encontrava com a bela ninfa Egina e contou a seu pai o que tinha visto. Enfurecido, Zeus condenou-o ao Tártaro.
14.   Tártaro, na mitologia grega, a região mais baixa dos infernos. Segundo Hesíodo e Virgílio, o Tártaro é fechado por portas de ferro e está tão abaixo do mundo subterrâneo de Hades quanto a terra está em relação ao céu.
15.   Sísifo, na mitologia grega, rei de Corinto, filho de Éolo, rei de Tessália. Sísifo observou como o deus Zeus se encontrava com a bela ninfa Egina e contou a seu pai o que tinha visto. Enfurecido, Zeus condenou-o ao Tártaro.
16.   Laio, na mitologia grega, rei de Tebas, marido de Jocasta e pai de Édipo. Quando o oráculo de Delfos predisse que seu próprio filho o mataria, abandonou o recém-nascido na ladeira de uma montanha. O menino, no entanto, foi encontrado e adoptado por um pastor. A profecia se cumpriu quando Édipo, já adulto, matou Laio sem saber que este era seu pai.
17.   Édipo, na mitologia grega, rei de Tebas, filho de Laio e Jocasta, rei e rainha de Tebas, respectivamente. Um oráculo predisse que Édipo mataria Laio, seu pai. Durante sua viagem, encontrou e matou Laio, pensando que o rei e seus acompanhantes fossem um bando de ladrões, e assim, inesperadamente, cumpriu-se a profecia.
18.   Electra, na mitologia grega, filha de Agamenon, rei de Micenas, e da rainha Clitemnestra.

Fonte: Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Sem comentários: