A formaçao do homem

"O que um homem pode ser, ele tem de ser" A. MASLOW



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ética no Trabalho e Liderança

FUNDAÇÃO KONRAD ADENEUR
PALESTRA Nr. 01,
24 Agosto de 2011

TEMA GERAL: DESAFIOS PARA OS PARTIDOS POLÍTICOS NUMA DEMOCRACIA MODERNA

Tema específico: Ética no Trabalho e Liderança
dr. Hélder Madeira, Instituto Superior Maria Mãe de África


ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO
·         INTRODUÇÃO
·         PARTE I: CONCEITOS RELACIONADOS
·         PARTE II: PRINCÍPIOS DE UMA LIDERANÇA ÉTICA
·         PARTE III: NOTAS CONCLUSIVAS.
·         PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
·         BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO
Estamos aqui reunidos para partilhar algumas ideias sobre: Ética, Trabalho e Liderança, mas tudo indica que vou me inclinar só lado da Liderança, e acrescento se me permitem Liderança Servidora (o adjectivo servidora (do verbo servir) funcionará aqui como sinónimo de trabalho, quero dizer que não estamos longe do tema proposto) talvez a quem me pergunte onde fica a ética? Não vamos jogá-lo de lado pois, o servir, será todo esse conjunto de manifestação do líder servidor, ou seja, o serviço é o dever do líder. Se és líder de um grupo e pensas que estás “folgado  meu amigo estás enganado esse grupo já elegeu um outro líder, é tempo de partir e encontrar o teu lugar. (falo por experiência alias, vossa experiência é mais sólida que a minha).
Além dos objectivos Institucionais da Organização, pessoalmente tenho como meta mostrar caminhos a seguir e dizer o que se deve fazer, porque sei que todos querem se tornar líder que as pessoas merecem e precisam, porém tudo dependerá do vosso empenho.
O nosso percurso vai seguir três trajectos simples:
·         Primeiro vamos fazer uma breve clarificação dos conceitos tais como Ética, Serviço e Liderança;
·         de seguida descemos ao centro do trabalho onde desenvolveremos breves ideias acerca da Liderança e sua relação com a Ética, e por fim,
·          a  nossa conclusão e algumas perguntas de reflexão pessoal ou grupal.
Para a consecução destes objectivos vamos nos sustentar com a recente obra de James C. Hunter (2006) intitulada Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de o Monge e o Executivo. Talvez a quem gostaria que nos sustentássemos em Maquiavel, mas eu prefiro Hunter, porque os tempos são outros e o mundo mudou, precisamos de romper os velhos paradigmas, precisamos de encontrar soluções novas aos problemas velhos e novos.


PARTE I: CONCEITOS RELACIONADOS
1.1.Ética 
De acordo com Vasquez (1995, p. 12) a ética “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano”.
A ética é indispensável ao profissional, porque na acção humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão, ou seja, ético é todo profissional que tem como meta sentir-se íntegro e pleno da alegria de viver. Convicto de que todos os demais podem se sentir assim também. Cultiva o pensamento cooperativo. Tem um profundo e inabalável respeito pelos acordos firmados.
Segundo Motta (1984, p. 69):
A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: “o que é homem e “para que vive”, logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas ideias do bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

1.2.Trabalho (Profissão/ Serviço/ Emprego)[1]
O trabalho a que se refere no presente estudo é todo e qualquer tipo de serviço realizado pelo ser humano, não só o que está dependente ao vínculo empresarial. É o trabalho no geral, género do qual o trabalho assalariado é uma espécie.

João Caupers, apud Motta ao conceituar o trabalhado traz à tona a ideia, como sendo a actividade humana caracterizada pela penosidade e orientada para a satisfação das necessidades do homem. 
Assim, o trabalho pode ser conceituado como a actividade humana, física ou mental, voltada à satisfação das necessidades do ser humano. Para tanto, implica: uma actividade humana, manual ou intelectual; sacrifício, ou seja, dispêndio de esforços, e, ter por finalidade a satisfação das necessidades, próprias e/ ou de terceiros.
A ideia de trabalho pressupõe uma actividade económica desenvolvida pelo ser humano, orientada para a produção, troca de bens ou serviços.

1.3.  Liderança
Para James Hunter (Op. Cit. p. 18) “é habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objectivos comuns, inspirando confiança por meio da força do carácter.”
Nesta definição as palavras fundamentais para Hunter são: Habilidade, Influenciar e Carácter palavras que estão totalmente ligados a ética.
Mas quero acrescentar a liderança que aqui queremos transmitir é a liderança servidora ou liderança ética.

PARTE II: PRINCÍPIOS DE UMA LIDERANÇA ÉTICA
Como dissemos na nossa introdução a liderança que postulamos aqui é uma liderança ética, ou seja, servidora. Ou seja o líder servidor sabe que está diante de iguais, que sua tarefa mais do que dar a última palavra é influenciar as pessoas que estão no seu círculo não e não se influencia com palavras mas com acções.
Antes, porém, de descermos ao âmago da questão gostaria de demonstrar primeiro o que a liderança não é:

2.1 O que a liderança não é? (Comecemos pela negativa)
a) Liderança não é gerência
Todos nós que estamos aqui somos excelentes gerentes, possuímos sólidas competências técnicas e somos eficientes na realização de nossas tarefas. Por isso mesmo vamos nos dar uma nota 20 pelas habilidades gerênciais. Tudo indica que todos temos todas as possibilidades de assumir posições de liderança. Mas se vieram aqui para ouvir sugestões para serem melhores gerentes, estão enganados e na sala errada. Estamos aqui para falar sobre lideranças e não sobre gerência. As pessoas lideram-se e as coisas gerem-se. Gerência tem a ver com planeamento, orçamento, organização, solução de problemas, controle e manutenção da ordem, etc. etc fazem parte do gerente.
Quantas pessoas (óptimos gerentes) que nós conhecemos mas que fracassaram ou naufragaram quando se viram diante da tarefa de liderar pessoas, porque não conseguiram inspirar nem influenciar a fazer o que deviam fazer.
Liderar significa conquistar as pessoas, envolvélas de forma que coloquem a sua alma, suas ideias, espírito, criatividade e excelência ao serviço de um objectivo.
b) Liderança não é ser chefe.
Não é preciso ter um cargo de chefia ou hierarquicamente superior para ser um líder e influenciar outras pessoas a terem entusiasmo, mais empenho e mais disposição. Como dissemos no início, o que define a palavra liderança é a capacidade de influenciar os outros para o bem. Sublinho influenciar para o bem.
c) Liderança não é Falar mas Fazer (dispenso comentários)

2.2 O que é a liderança? (Pela positiva)
a) Liderança é uma grande Responsabilidade (responder)
Como líderes precisamos de reflectir obre o impacto que causamos na vida das outras pessoas e a responsabilidade inerentes a essa posição de confiança. A maneira como nos comportamos como chefe afecta todo o resto no meu círculo. (Qualquer um que já teve mau chefe pode compreender o que estamos aqui a falar). Por isso há quem diga que liderança é arte, é uma profunda interferência na vida das outras pessoas. E responder pela outras.
b) Liderança é uma Habilidade
As pessoas não nascem líderes, mas tornam-se. Ou seja os líderes são feitos. Se acreditarmos que a liderança é um conjunto de características em que nascemos ou deixarmos de nascer, então não precisámos assumir responsabilidade. Mas, se aceitarmos que a liderança pode ser desenvolvida, fica a pergunta: o que estou a fazer para desenvolver ao máximo essa habilidade?
Habilidade é uma capacidade aprendida ou adquirida, dela vem o hábito.

c) Liderança é influência
Liderança não é sinónimo de gerência mas de influência. É fazer com que as pessoas contribuam com entusiasmo, de preferência com a alma, a mente, a criatividade, excelência e outros recursos e se torne os melhores que são capazes de ser.
d) Liderança é uma questão de carácter
No seu trabalho ou no seu círculo é bom que se questione:
Sou paciente ou impaciente?
Gentil ou indelicado?
Arrogante ou humilde?
Honesto ou desonesto? etc.
Liderança é carácter em acção, pois o primeiro dever de qualquer líder é criar mais lideres e aqueles que são servidos pelo líder crescem como pessoas, tornam-se saudáveis, sensatos, livres e autónomos, e tem a maior probabilidade de se tornares líderes servidores.
Lembre-se que o líder deixa sempre a sua marca. A questão é, que tipo de marca?
Quando se sentir confuso sobre seu desempenho como líder, procure saber como estão as pessoas que você liderou ou lidera.

Como líder tens que deixar claro aos teus membros quatro elementos fundamentais do teu sector de trabalho ou grupo:
Missão (onde vamos?)
Valores (quais são as regras de comportamento no ambiente de trabalho?)
Padrões (como vamos medir a excelência?)
Responsabilidades (o que acontece se houver diferença ente padrões e desempenho?)

Portanto, penso que ficou claro o que pretendemos transmitir entre o que é e o que não é líder, quanto aos exemplos deixo ao critério de cada um a livre escolha e enquadramento.


2. 3 Poder e autoridade
Poder é a capacidade de obrigar, por causa sua posição de força aos outros a obedecer a sua vontade, mesmo que eles prefiram não fazé-lo. Poder é “faça isso senão vai ver”. O poder pode ser comprado e vendido, dado e tirado. Meus amigos poder funciona! É possível conseguir as coisas na base da imposição. Mas há algo negativo nisso. Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos. Se impões tuas vontades aos outros, com o tempo vais perceber o aparecimento de alguns sintomas.
Não me oponho ao uso do poder, quero deixar claro isso, aqui e agora. Pois há decisões em que o líder deve exercer o poder. Há vezes em que temos que dizer: basta, tu não prestas, não deves contar mais connosco, rua! O poder as vezes é necessário para atender as necessidades de um indivíduo ou de uma organização. [2]
Lembrar que o poder é uma qualidade própria das relações humanas. Com isso quero dizer que toda a relação social tem uma dimensão do poder: poder é uma realidade relacional.
E toda a relação social é uma equação de poder, pois todos os grupos ou sistemas sociais são uma organização de poder. Onde há relação social há poder, uma sociedade que elimina o poder é um fantasia infantil uma utopia irrealizável, porque nenhuma sociedade pode funcionar sem o poder.
Como um líder servidor deves saber que a decisão antes de tudo é um acto de poder, mesmo para o líder mais democrático chega a um momento em que deve passar da discussão à decisão, em que deve renunciar a convencer e exercer o direito a última palavra. Pois bem, o poder é isso mesmo: a última palavra pronunciada sem a adesão racional de todos. Mas por outro lado é necessário enfrentar este momento.[3] Porém a justiça é o elemento moral determinante do poder.

Autoridade: é totalmente contrário e diferente, é a habilidade de levar os outros a fazer de bom grado sua vontade. Quantas vezes já ouviram palavras como “farei isso por ti”. A autoridade é essência da pessoa, e está ligado ao seu carácter. Que tem autoridade escuta as desculpas, elogia com frequência, trata com respeito como se fosse uma pessoa importante. Uma pessoa pode não ter poder sobre mim mas ter muita autoridade (influência).


Princípios de Liderança Servidora
1º Liderança exige paciência (a fúria é um sentimento natural e saudável a paciência também, mas agir movido por fúria ou paixão, violando os directos dos outros é impróprio e prejudica as relações profissionais).
2º Liderança exige gentileza (e dispensar atenção, apreciação, ancoramento aos outros. É tratar os outros com cortesia. Pequenas amabilidades como: bom dia, por favor, obrigado, desculpa, são fundamentais nos relacionamentos).
3º Liderança exige humildade: (humildade = demonstração de ausência de orgulho, arrogância ou pretensões, comportamento autêntico). É contrário da arrogância, vaidade e orgulho. Líderes humildes não sofrem nenhum complexo de inferioridade. Eles sabem eu não têm todas as respostas e aceitam isso com naturalidade, sabem das suas forças e limitações. Os líderes autênticos, humildes estão conscientes de que o maior de todos os defeitos é acreditar que não tem erros. Sabem que todos estamos sujeitos a erros.
4º Liderança exige respeito: o respeito não é algo que se ganha quando se torna líder, o respeito é conquistado quando você é líder. Se você é líder lembre que és apenas o primeiro entre os iguais (primus inter pares)
5º Liderança exige altruísmo: atender as necessidades dos outros. Antes mesmo de sua próprias necessidades.
6º Liderança exige perdão: é necessário escutar as limitações dos outros e ter uma enorme capacidade de tolerar a imperfeição. Qualquer um pode liderar pessoas perfeitas se bem que elas existem.
7º Liderança exige honestidade: “não tente enganar ninguém”, honestidade e integridade são qualidades essenciais de um líder. Honestidade é não admitir comportamentos desleais e a formação de “panelinhas”.[4]
8º Liderança exige compromisso: “ser fiel a sua escolha” eis a definição de compromisso. Os melhores líderes são aqueles que enfrentam o compromisso que assumem. Compromisso exige uma relação de lealdade com sua equipa de trabalho, especialmente quando surgem falhas ou quando alguém precisa de sua ajuda. Compromisso é ter a coragem moral de fazer a coisa certa, independentemente da relação de amizade ou outras alianças, mesmo que seja impopular ou implique risco pessoal.

9º Liderança é responsabilidade (disso já falamos anteriormente)

10º Liderança significa disciplinar/ensinar: mas atenção disciplinar não é punir nem humilhar as pessoas, o objectivo é levá-las para o caminho certo, ajudando-as a se tornar melhor.
11º Liderar é abraçar e dar chapadas quando necessário: líderes servidores possuem extraordinária capacidade de demonstrar ao mesmo tempo rigor implacável e afecto sincero. Podem ser muito exigentes em sua busca de excelência, mas demonstrar igualmente seu interesse e amor pelas pessoa. Em suma buscar sempre um equilíbrio entre abraços e chapadas.
12º Último princípio: as pessoas devem acreditar no líder e confiar nas suas palavras “se não acreditas no mensageiro não vais acreditar na mensagem”
De todos esses princípios se não fosse por motivos de tempo gostaria de dedicar um pouco mais de tempo falando de gentileza e da honestidade, pois são duas áreas que eu penso que devem ser trabalhadas muito, em nossas vidas e também por serem nestes aspectos onde os líderes até mesmos pais de família perdem o equilíbrio. (Mas fica para a próxima penso que já estão cansados, era apenas um aviso!!!)

Enfim é o que a ética exige e reclama das nossas lideranças seja mesmo no pequeno e mais pequeno círculo (que eu chamo de micro grupos) em que estivermos. A ética exige não uma liderança de chefia mas de serviço, de trabalho e de exemplo. O mundo enfrenta novos problemas e as soluções devem ser também novas!


PARTE III: NOTAS CONCLUSIVAS.
Muitos estudos feitos apontam que as pessoas abandonam suas organizações, até mesmo posto de trabalho, não por maldade mas por causa dos seus líderes e chefes. Como disse o líder é responsável pelo crescimento e pelo declínio de qualquer coisa ou qualquer coisa começa do topo e não há equipas fracas, apenas há líderes fracos.
Os princípios de liderança servidora só podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de Mudar, Crescer e Melhorar.
Ninguém vai se tornar um líder melhor só com essa palestra. O que vale é a motivação para mudar e crescer. A mudança começa contigo.
É fácil falar de mudança, mas tomar a iniciativa exige determinação, por isso exige carácter para sair da zona familiar confortável para o desconhecido e desconfortável mais interessante.
Enfim as palavras são muitas mas fiquemos com as seguintes conselhos finais:
·         Nunca se esqueça que liderar é servir.
·         Respeite todas as pessoas.
·         Exija excelência e responsabilidade, especialmente dos seus líderes.
·         Reconheça e valorize as realizações espontâneas.
·         Seja honesto e exija honestidade, total nas boas e nas más notícias.
·         Respeite o equilíbrio ente o trabalho e á vida particular/ não existem duas morais.
·         Respeite a ovelha preta, Respeite quem pensa diferente.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO GRUPAL

1.      É possível evoluir sem fazer mudança?
2.      Se continuar a fazer o que sempre fazes pode esperar resultados diferentes?
3.      És capaz de receber feedback até mesmo dos seus subordinados, com criticas que podem causar angústia, afim de identificar as diferenças entre o que você é como líder agora e o que precisa para se tornar líder melhor?

4.      O que aprecia no seu trabalho ou organização?
5.      O que mais o frustra na sua organização?
6.      Quais são os obstáculos que estão atrapalhando o seu desempenho e impedindo que te tornes o melhor em sua capacidade?
7.      Como avalia o feedback que esta recebendo sobre o seu trabalho dentro da tua organização?

8.      Ao longo dos últimos anos, quais as realizações de que mais o orgulha dentro do teu grupo e porque?
9.      Que aspecto do seu desempenho que acha que precisam ser melhorados?
10.  Como avalias o desempenho de ti como líder e do teu líder?
11.  O que farias de diferente se fosse líder?
12.  Quais as perguntas que tens para mim?


 BIBLIOGRAFIA
AA.VV. Dicionário de teologia moral,  Ed. Paulus, S. Paulo, 1997.
AA.VV. Praxis cristã: opção pela justiça e pela liberdade, Vol. III. Edições Paulistas, S. Paulo  1988.
AGUILAR, Francis J. A ética nas empresas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.
FORTES. José Carlos. Ética e responsabilidade profissional do contabilista. Fortaleza: Fortes, 2002.
HUNTER James C., Como se tornar um líder servidor: Os princípios de liderança de o Monge e o Executivo, ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2006
MOTTA, Nair de Souza. Ética e vida profissional. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural Edições, 1984.
NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 2 ed. rev. amp. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
NASH, Laura L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1993.
­­­­­­­­­­­­OLIVEIRA A. de O., Correntes fundamentais de ética contemporânea, 2ª Edição., Ed. Vozes, Petropolis, 2000.
PENNINGTON, Randy; BOCKMOM, Marc. A ética nos negócios. Rio de Janeiro: Objectiva, 1985.
SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 1996.
SELLA A., Ética da justiça., Ed. Paulus, S. Paulo, 2003.
SENNETT Richard, A Corrosão do Carácter: as consequências pessoais do trabalho no novo captalismo. Ed terramar, Lisboa, 2007
TOFFLER, Bárbara Ley. Ética no trabalho. São Paulo: Makron Books, 1993.
TUNGENDHAT, E., Lições fundamentais de ética, 7ª Ed., Petropolis, 2009.
VALQUEZ Adolfo Sanchez, Ética, Editora Civilização Brasileira.
VIDAL, M., Moral de atitudes: moral social, Vol. III. 3ª Edição, Ed. Santuário, S. Paulo, 1986.

Texto integral diponivel também em: http://helmadeira.blogspot.com/


[1] Usaremos estes três conceitos indiscriminadamente e como sinónimos. Trabalho, emprego, profissão/ serviço, em economia, entende-se como esforço realizado para assegurar um benefício económico. É um dos três principais factores de produção, sendo os outros dois a terra (ou os recursos naturais) e o capital. (Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados).
[2]Cfr.  Hunter, Op. Cit..
[3] AA.VV. Dicionário de Teologia Moral. p. 971ss           
[4] Pequenos grupinhos, aquelas alianças destritivas entruas duas ou mias pessoas que preferem falr das outras pessoas, em vez de  levanter o problema para todo o grupo a fim de encontrar solucao.

1 comentário:

Augusto Chicava disse...

excelente. ha uma necessidade urgente de se cultivar o espírito ético no trabalho, pois a liderança e o lider, gestor e lider, muitas vezes esses termos se confunde, tornando os princípios éticos fora do seu lugar, ou seja, a ética muitas vezes é posta do lado no exercicio da própria lideranção ou gestão