A formaçao do homem

"O que um homem pode ser, ele tem de ser" A. MASLOW



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mensagem do Conselho Cientifico 2012


Quando se entra no ISMMA logo após o portão principal e entrando pela via do auditório, encontramos uma placa de cor a verde escura onde lê-se: “Promover o desenvolvimento Moral, Cultural e Social de Um povo é tarefa de todos…”. É acerca desse mural que gostaria que todos pudessem ler ou reler, antes de adentrar nas entranhas dessa Casa que se atreve a chamar-se Maria Mãe de África, se assim é logo o convite é: aqui não somos órfãos e se todos somos filhos da mesma mãe, então é todos somos irmãos, convite exigente mas necessário, mas quanto a isso dedicaremos futuras páginas.
Nunca cheguei a entender na íntegra aquelas escrituras, mas as leio com fascínio cada dia que atravesso aquele corredor, que nos introduz nesse mundo da ciência dos saberes e particularmente de humanismo, mas particularmente daquele humanismo cristão: formar o homem todo e todo o homem. Penso que aquela frase porque sintetiza aquilo que penso ser a visão e missão do ISMMA.
A todos que pela primeira vez entram, tanto para os cursos Médios, Superiores, Curso breves de actualização científica e de revigoramento da Fé, o Conselho Cientifico endereça umas boas-vindas. Aos que já entraram que desenvolvam as competências necessárias, que permaneçam na escolha e insistam nessa aventura pela verdade afinal só ela liberta, ao finalistas nossos queridos o País vos espera, por isso o ‘rigor científico e o vigor da fé’ é o que nos vos pedimos. Rigor para puder separar o “joio do trigo” quanto a isso, sei que fá-lo-ão, porque fostes alimentados por chás éticos, alimentos pedagógicos e sociais, e Vigor para puderes viveres, testemunhar e influenciar o local onde viveis e trabalhais sem medos nem vergonha, espalhando sementes da cultura da paz.
Penso que é nesse sentido que o “promover o desenvolvimento cultural do homem é tarefa de todos” cada um a seu modo e no local onde esta pode fazer não com palavras mas com atitudes, é isso que como ISMMA e particularmente como Conselho Cientifico nos preocupa, e acreditamos que cada membro dessa comunidade académica é uma semente de mostarda, é amante do homem do saber e da cultura.
Portanto sedes bem-vindos e vivam com intensidade cada momento epistémico, não temos outro remédio senão ele para responder as actuais exigência que a real situação social nos exige.

dr. Hélder d’Arlindo Madeira
25.01.2012

Sem comentários: