A formaçao do homem

"O que um homem pode ser, ele tem de ser" A. MASLOW



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Preparação para Exame Normal Ética Fundamental ISMMA/2013



Chá Ético para IIº ano LCE ….. IIIº semestre. XXX.V.MMXIII


1ª Parte... Preparatória
1.       Apresente os objectivos da Encíclica.
2.       Quais são as perguntas fundamentais que nenhum Homem pode esquecer-se?
3.       Apresente as doutrinas tradicionais e morais que são rejeitadas hoje, frente a crise moral.
4.        Além da Veritatis Splendor (1991), qual é o outro documento que podemos encontrar a Doutrina Moral cristã, de forma completa e sistemática? Justifica.
5.       Na perspectiva da Veritis Splendor (1991), quem é o jovem hoje? Justifique a resposta.
6.       O que significa interrogar-se sobre o Bem?
7.       Apresente e reflita sobre os mandamentos  evocados por Jesus, no dialogo com o jovem rico.
8.       Quais são as perguntas fundamentais, que resumem as preocupações do jovem rico?

2ª Parte.... Especifica (categorias morais básicas )
1.      Apresente a Doutrina Moral sobre a Liberdade.

2.       Apresente a Doutrina Moral cristã sobre a Lei Natural. (considerar os seguintes aspectos abaixo)
a) O que é?
b) A relação desses com a liberdade.
c) Apresente a preocupação dos fisicistas e naturalista em relação a lei natural.
e) Apresente as características da Lei Natural.
f) Como são explicados os princípios da Lei moral?

3.      . Apresente a Doutrina Moral cristã sobre a Consciência Moral.
a) Definir e distinguir. Apresentar termos similares a C.
b) Relação entre liberdade e lei.
c) funções da consciência
d) qualidades da consciência
e) qual e necessidade da formação da consciência.

4.      Todo o acto humano leva consigo uma qualificação moral, que encontra suas “fontes” no objecto, fim e nas circunstâncias compreendidas as consequências imprevisíveis. A imputabilidade do acto humano tem condições e princípios relacionados com: a consciência, que deve ser formada para que seja recta norma do agir humano; a lei natural, lei divina positiva e humana e, com as normas do Magistério da Igreja. Fundamente! (Considerar os seguintes aspectos)
a) Definição e distinção dos Actos.
b) Elementos estruturais constitutivos dos Actos.
c) Fontes de moralidade (De que depende a qualificação moral de um Acto)
d) não se esqueça de apresentar a relação com a consciência e a liberdade (ver ao longo da encíclica).

9.       A virtude e o Pecado (Mal), (natureza, espécie e dimensões) são duas realidades presentes na vida cristã e qualquer ser humano e o atormentam. E o homem esta chamado a viver uma atitude continua de conversão do coração, do reconhecimento do pecado e de reconciliação com Deus e com os irmãos. Desenvolva. (Falar sobre o pecado ver definição e termos similares hoje; natureza, espécie e dimensões; fontes, remédios ou conversão do coração aceito outras reflexões livres)

8. A Ética aristotélica é um subsídio importante para a sociedade hoje. Para Aristóteles, a sabedoria prática é uma virtude basilar, tanto para o artesão como para o estadista. Demonstrando a importância de Aristóteles hoje, fale das virtudes segundo ele. (recorrer as aulas/apresentações)


3ª Parte.... Conceitos a ter domínio
1.       Evolução histórica do termo Ethos e Mos.
2.       Significado e função da ética.
3.       Apresente o falso e o verdadeiro conceito de: autonomia que nos é apresentado na Encíclica.
4.        Esclarecer os conceitos sobre a autonomia, heteronímia e teonomia. (com base na Encíclica )
5.       O que é liberdade? (Ver ao longo da Encíclica).
6.       Quais são as tentações constantes dos estudiosos da Ética?
7.       Reflectir sobre a imputabilidade dos Actos.  


Quero farinha do vosso saco.... vossas leituras!

“Ser dono do mundo ou o último miserável
sobre a face da Terra,
não faz a mínima diferença:
perante as exigências morais,
todos somos absolutamente iguais.”
(PP. João Paulo II V.S)


Prof. Helder MADEIRA

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