A formaçao do homem

"O que um homem pode ser, ele tem de ser" A. MASLOW



sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Ética e Responsabilidade Social das Intuições Públicas e Privadas”.






Considerando as exigências da conjuntura educativa actual, relativamente ao Ensino Superior num contexto em que celebramos 50 anos do mesmo em Moçambique, e visando buscar mais maturidade no âmbito da pesquisa e publicações, para este ano nas VIIIas Jornadas de Ética, o Instituto pretende reflectir entorno de um assunto altamente novo provocante e interessante nos círculos de debates éticos contemporâneos cujo tema é: Ética e Responsabilidade Social das Intuições Públicas e Privadas”.

 Este tema nasce do âmbito do actual contexto do crescimento socio-económico do País, onde notamos que muitas vezes, a lógica de mercado, que pressiona pela minimização de custos e maximização de resultados no curto prazo, impede uma reflexão adequada sobre a função social de cada instituição.

Entendemos que a questão da Responsabilidade Social tem sido um tema recorrente no mundo dos negócios e das instituições que se pretendam éticas. Em muitos casos, as Instituições acabam por associar Responsabilidade Social á Acção Social, seja pela via do investimento social privado, seja pela via do estímulo ao serviço voluntário. Enquanto que, o conceito de Responsabilidade Social pressupõe, que a Instituições/Empresas cresçam, seja rentáveis e gerem resultados econômicos, mas também que contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta. Porém também por muitas vezes por pressões governamentais as mesmas instituições intitulam-se éticas ou com responsabilidade social para de eximir de algumas exigências fiscais impostas pelos governos.  

É sobre esse assunto, que gostaríamos de nos iluminar, esclarecer e limar algumas arestas para uma correcta abordagem. Por isso, nós gostaríamos de dedicar uma parte do nosso tempo a reflectir sobre ele.

Esse evento de carácter reflexivo e cultural, será realizado no auditório do Instituto e nos espaços disponíveis deste. É organizado pelos Professores e Estudantes, dirigido a Estudantes, Profissionais da Educação, Agentes de Intervenção Social e Agentes da Pastoral Educativa. Por isso aguardamos a vossa participação e colaboração.